Rua Dr. Paulo Machado, 383 - Jardim dos Estados - Campo Grande / MS
(67) 99980-4976 / 3326-3073 / 99142-6061 / 98115-6570

Polo Automotivo da Fiat em Betim comemora 43 anos

08/07/2019 - 16:03 - Redação - Fotos: Divulgação Fiat

Nesta terça-feira, 9 de julho, o Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), completa 43 anos de operação e tem muitos motivos para comemorar. A planta acaba de superar a marca de 150 mil unidades de Fiat Argo produzidas. O hatch de número 150 mil é o Fiat Argo Trekking, da cor vermelho Monte Carlo. Outra novidade é o World Class Center (WCC), laboratório de inovação para o desenvolvimento de soluções da Indústria 4.0.

“O Polo Fiat está sendo totalmente renovado e o indutor dessa mudança é o lançamento de novos produtos. No início de nossa trajetória, em 1976, grande parte das operações era manual, mas hoje é uma fábrica inteligente, com sistemas modernos e eficientes como Big Data, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Inteligência Artificial. Esta é uma fábrica de 43 anos completamente integrada à era digital”, afirma o diretor Industrial Veículos da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina, Francesco Ciancia. 

Para acelerar os processos de inovação na manufatura, o World Class Center (WCC) terá papel fundamental. Localizado na unidade da Montagem Final do Polo Automotivo Fiat, esse laboratório é um espaço de inovação aberta e colaborativa, que reúne startups, centros de pesquisa, universidades e a cadeia de fornecedores para o desenvolvimento de novas soluções voltadas para a melhoria contínua dos processos produtivos. 

Com times multidisciplinares e envolvimento de todas as plantas da FCA na América Latina, o WCC integra três áreas. O Industrial Innovation Center (IIC) é o espaço dedicado às provas de conceito, ou seja, simulações em escala reduzida para identificar se a tecnologia é viável ou não, localmente. Exoesqueletos de segunda geração, termografia e novas aplicações para os robôs colaborativos são algumas provas de conceito em andamento no WCC.  O desafio de conectar as soluções já testadas e aprovadas no IIC às plataformas de produção dos novos modelos acontece no Work Place Integration (WPI). “A cada lançamento, queremos garantir que novas tecnologias da Indústria 4.0 sejam instaladas nas linhas de produção, assegurando sempre mais qualidade e competitividade”, completa Ciancia.

Por último, o Process Center é o espaço-chave para formar pessoas. Em uma mini linha de montagem, são realizados treinamentos para compartilhar conhecimentos e ferramentas, integrando metodologia, tecnologia e pessoas. “O WCC é o centro de excelência que direciona a inovação da manufatura na América Latina, em uma iniciativa pioneira na FCA no mundo. Nossa estratégia é conectar os mais diversos pontos com agilidade, criatividade e o envolvimento do maior número de pessoas com foco na transformação digital”, destaca Ciancia. 

150 MIL

A marca de 150 mil unidades de Fiat Argo produzidos no Polo Automotivo Fiat vem coroar o sucesso de mercado do modelo, que traz o design italiano com um toque urbano. Com atributos como tecnologia, conforto e qualidade reconhecidos pela crítica e pelos consumidores, o Fiat Argo acaba de completar dois anos, apresentando crescimento de 30% em participação de mercado em relação a 2018.

Pioneirismo

Primeira fábrica de automóveis a instalar-se fora do cinturão industrial paulista, o Polo Automotivo Fiat completa 43 anos com a marca de mais de 15,6 milhões de veículos produzidos. Sempre na vanguarda, ao longo da história, a marca desenvolveu tecnologias que ganharam os holofotes do mundo, como o primeiro carro a etanol fabricado em série – uma tecnologia que acaba de completar 40 anos e inaugurou a utilização dos motores com combustível verde.

Até 2024, os recursos direcionados ao Polo Automotivo Fiat chegarão a R$ 8,5 bilhões – valor que representa o maior investimento da FCA em Betim desde a inauguração da fábrica, em 1976. Em recente visita ao Brasil, o CEO mundial da FCA, Mike Manley, anunciou a instalação de nova fábrica de motores GSE Turbo no Polo Automotivo Fiat: os já consagrados mundialmente GSE T3 e T4 e o novíssimo E4, de patente desenvolvida no Brasil, com inovadora tecnologia turbo voltada apenas à combustão de etanol. Com o investimento, Betim será o maior polo produtor de motores e transmissões da América Latina, com capacidade de produção de 1,3 milhão de unidades por ano a partir de 2020 (data de início da produção dos turbos). A nova unidade partirá com capacidade de produzir 100 mil propulsores turbolimentados por ano, mas já nasce predisposta à expansão da produção.

A Fiat planeja 15 lançamentos até 2024, entre novos modelos, atualizações de veículos em linha e séries especiais. Em Betim, está planejada a produção três novos modelos a partir de 2020. Dois deles marcam a entrada da Fiat no segmento de SUVs, que é o que mais cresce no mercado brasileiro.

 

Mais fotos
Clique na foto para ampliar